sexta-feira, 3 de abril de 2020

Uma orientação negligenciada pelas autoridades sanitárias que todo cidadão deve observar em tempos de Covid-19

 Nilson Jaime, D.Sc.*

Dentre as inúmeras orientações das autoridades sanitárias nao leio nada sobre o armazenamento de alimentos sob refrigeração e congelamento .

É sabido que esse "novo" coronavirus (Sars-cov-2), causador da Covid-19, tem em 8,72°C sua temperatura ótima de estabilidade (não digo sobrevivência, pois há controvérsias se vírus é, ou não, um ser vivo).

Mas o coronavírus pode manter-se estável e ser transmitido sob temperaturas bem mais altas. A temperatura do corpo humano é de 36-37°C e ele infecta e se replica nas células humanas, por exemplo.

Não é verdade que esse coronavírus não se desenvolve em climas tropicais. Os que divulgam essa informação, sem nenhuma base científica, o fazem em desfavor da sociedade, como a proverbial avestruz que esconde a cabeça e deixa o corpo vulnerável.

Ademais, o número de infectados e mortos no Brasil e em outros países de clima quente desmentem essa falsa informação. 

Assim, como devemos proceder com alimentos guardados sob refrigeração em casa?

🔬Ao chegar com as compras isole os sacos plásticos e descarte-os ou coloque-os em quarentena por uma semana.

🔬Borrife os Iogurtes e embalagens de embutidos, salames, presunto, queijos e outros frios, com solução de Álcool 70%, usando um borrifador, tipo bombinha de umedecer roupa.

🔬Lave todos os enlatados e garrafas de refrigerantes, sucos e água mineral com água e detergente.

🍊Frutas e legumes com casca, ou raízes (cenoura) e tubérculos (batatinha) deverão ser lavados um a um com água e detergente neutro.

🍇Frutas como uvas, caju e caqui, e outras com película fina, ou de difícil lavagem, devem permanecer em solução clorada 150 ppm (6 ml de água sanitária doméstica, não odorizada para cada litro de água) por meia hora.

🥦Verduras folhosas, ou inflorescentes, como brócolis e couve flor, devem ser sanitizadas em solução clorada 75 ppm (3 ml de água sanitária para cada litro de água. Use uma seringa para medir) por 15 minutos.

🍎Todas as frutas, legumes e verduras, após  a sanitizacão em solução  clorada, devem ser enxaguadas em água potável (pode ser da torneira, se a água for clorada) e acondicionados em um recipiente com tampa, ou saco plástico não utilizado.

🍉Nesses próximos doze meses, evite consumir frutas fracionadas, como a melancia vendida nos supermercados. Se optar por alimentos minimamente processados, certifique-se de que o fornecedor observa as Boas Práticas  de Fabricação (BPF).

🥩Evite adquirir carnes vendidas sob exposição direta, como as serenadas, ou secas ao sol, e as vendidas em feiras livres, sem proteção. 

🔬As embalagens com carne, frango e outros alimentos a serem congelados devem também ser borrifados com álcool 70%.

🔬Álcool em gel dificulta a distribuição, sendo preferível o álcool 70% líquido.
Importante: nunca faça esses procedimentos com a chama do fogão aceso. O álcool além de volátil é muito inflamável e explosivo.

😣O único inconveniente dessa operação  é que o álcool tira as marcações de etiquetas dos produtos fracionados, como as datas de fracionamento de presunto, por exemplo. 

🔬Lembre-se: temperaturas de congelamento (de 0°C a -20°C), ao contrário do que se pensa, não mata bactérias nem desnatura o RNA/DNA dos vírus. Assim que for descongelado, os patógenos podem infectar ou gerar toxinas que causam toxinoses alimentares (causadoras de doenças).

🔬Lave sua geladeira ou freezer uma vez por semana, usando água e detergente neutro. Não  use solução clorada, pois amarelece a pintura dos eletrodomésticos e pode oxidar partes metálicas.

🔬Geladeira e freezer apenas diminui o metabolismo dos microrganismos deteriorantes e dos vegetais, preservando os últimos por um tempo maior.

🔬Da mesma forma, refrigeração (0°C a 12°C) ou congelamento (temperaturas menores que 0°C) não eliminam patógenos. Sua geladeira pode ser um perigoso repositório de microrganismos causadores de doenças.

😊Mantenha a boa assepsia de seus eletrodomésticos e dos alimentos nele contidos e aproveite para curtir o isolamento responsável com sua família.

 *Nilson Jaime é mestre e doutor em Agronomia e atuou como professor universitário  e  consultor de segurança de alimentos (BPF, APPCC e ISO 22.000) em dezenas de indústrias alimentícias durante 30 anos.

7 comentários:

  1. Ana Maria dos Santos3 de abril de 2020 às 20:36

    Dr. Nilson, gosto de comprar o queijo em pedaço, que é cortado na hora pela faca do supermercado. Como faço para higienizar a peça? Posso usar álcool diretamente no queijo? A mesma dúvida vale para o queijo fatiado, pois quem corta o manuseia, embora com luvas. Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  2. Exija que o colaborador higienize a faca e o fatiador com álcool líquido 70% a cada operação de fatiamento.

    Queijo curado pode ser lavado com detergente neutro, enxaguado em água potável e enxugado com papel toalha.

    Queijos frescais, ou mussarela, ou prato, devem ser protegidos em ambalagem própria, sendo retirados apenas na hora do fatiamento.

    Luvas nao impedem a contaminacao por coronavirus. Máscara é importante para os fatiadores.

    O colaborador deve lavar as mãos sempre qie tocar algum objeto ou parte de seu próprio corpo.

    ResponderExcluir
  3. Tenho o hábito de reutilizar as sacolas plásticas no lixo mas você disse que eu tenho que deixar elas lá do lado de fora por uma semana. Então eu quero saber é se eu usar o álcool em gel posso trazer elas para dentro de casa?

    ResponderExcluir
  4. Susana, bom dia.

    Não precisa ser fora de casa. Pode colocar todas as sacolas em uma única sacola maior e deixar na sala de despejo, por exemplo, por quarentena de uma semana.

    A desinfecção das sacolinhas pode ser uma opção, mas será que compensa? Normalmente são usadas para depositar lixo, não?

    O importante é que essas sacolas de compras nunca acondicionem alimentos higienizados, sejam colocadas na geladeira ou sejam usadas com alimentos prontos para consumo.

    ResponderExcluir
  5. Olá o uso de máscara é obrigatório mesmo se eu não apresentar sintoma algum?

    ResponderExcluir
  6. Senhor Nilson, posso higienizar a pera com água sanitária? O produto químico não entra na casca porosa e depois faz mal para a gente? Suelena

    ResponderExcluir
  7. Há mesmo o risco de contaminação por gotículas de saliva no ar? Tenho que usar máscaras ao sair na rua? José Faria

    ResponderExcluir

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado