sexta-feira, 19 de abril de 2019

Semana Santa 2019


A Semana Santa na cidade de Pirenópolis é uma tradição católica das mais antigas no Estado de Goiás, provavelmente remontando à primeira metade do século XIX.

Além das celebrações na Matriz, há também uma série de procissões que saem pelas ruas da histórica cidade. Nos tempos dos tempos antigos, era uma honra carregar os andores, num sinal de humildade e devoção. O andor de Senhor Morto, por exemplo, era levado  apenas no ombro dos chefes de família.

Além da Banda de Música, que interpreta as marchas fúnebres, acompanham as procissões os Coral Nossa Senhora do Rosário, as longas filas da Irmandade do Santíssimo e das Almas, além do público em geral.

PROGRAMAÇÃO
Quaresma - Sextas-feiras - 08, 15, 22 e 29 de março de 2019
5h30 Procissão da Penitência pelas ruas do Centro Histórico. Ao término, Missa na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário.
19h00 Via Sacra Solene. Local: Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário.
Semana das Dores - 05 a 11 de abril de 2019
18h00 Piedoso Setenário de Nossa Senhora das Dores de Maria. Local: Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário.
Festa de Passos - Sexta das Dores - 12 de abril de 2019
18h30 Procissão de Nossa Senhora das Dores saindo da Igreja Matriz do Rosário e percorrendo o centro histórico, com Motetos* das Dores. Ao término, missa na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário.
Sábado dos Passos - 13 de abril de 2019
18h30 Procissão de Nosso Senhor dos Passos (Encerro) saindo da Igreja do Bonfim e percorrendo o centro histórico, com Motetos* dos Passos. Ao término, missa na Igreja Nossa Senhora do Carmo, no Largo do Carmo.
Semana Santa - Domingo de Ramos - 14 de abril de 2019
08h00 Procissão de Ramos saindo da Igreja do e percorrendo o centro histórico, ao som das marchas e dobrados da centenária Phoenix. Encenação da entrada de Jesus pela equipe da Via Crucis. Ao término, missa na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, no Largo da Matriz.
18h30 Procissão do Encontro percorrendo as ruas do centro histórico, com Motetos* dos Passos entoados em latim pelo Coro e Orquestra. HOMENS: Acompanham a Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja do Carmo com a imagem dos Passos, juntamente com os clérigos, Coro e Orquestra que executa os motetos nos passinhos (Passos ou Passos da Paixão – pequena capela ou altar). MULHERES: Acompanham da Igreja Matriz a imagem das Dores e se encontram no Passo do Encontro na Rua Direita.
Segunda-feira Santa - 15 de abril de 2019
19h00 Santa Missa na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário. Após a celebração Procissão do Depósito do Passos, retornando-o para a Igreja do Bonfim, onde ocorrerá o piedoso, antigo e popular Cântico do Perdão.
Terça-feira Santa - 16 de abril de 2019
19h00 Santa Missa e meditação das Sete palavras de Jesus na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário.
Quarta-feira Santa - 17 de abril de 2019
19h00 Santa Missa na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário.
Tríduo Pascal - Quinta-feira Santa - 18 de abril de 2019
09h00 Missa do Crisma - Catedral Bom Jesus (Anápolis).
20h00 Missa In Coena Domini – Ceia do Senhor cantada em latim pelo Coro e Orquestra na Igreja Matriz N. Senhora do Rosário. Ao fim da celebração, rasoura** no adro da igreja com a hóstia consagrada, que é levada para o altar da reposição na Capela do Santíssimo, onde haverá vigília até as 15:00 de Sexta-feira Santa. Após a Santa Missa, encenação da Prisão no Largo da Matriz pela equipe da Via Crucis.
Sexta-feira Santa - 19 de abril de 2019
08h00 Via-crucis encenada, saindo da Paróquia Santa Bárbara.
15h00 Solene Ação Litúrgica/Adoração da Cruz na Igreja Matriz do Rosário.
19h00 Cerimônia do descendimento da Cruz na Igreja Matriz, iniciando a Procissão do Enterro do Senhor que segue pelo Centro Histórico, na qual a Verônica cantará o Ó Vos Omnes, o Coro executa o Heu e Pupilli e a Banda tocará as tradicionais Marchas Fúnebres de seu extenso repertório. Ao término, tradicionalmente a Irmandade do Santíssimo oferece ao fiéis as flores do esquife da bicentenária imagem do Senhor Morto.
Sábado Santo - 20 de abril de 2019
07h00 Ofício das Almas na Matriz do Rosário e Procissão para o Cemitério São Miguel.
20h00 Solene Vigília Pascal na Igreja Matriz. Ao término da celebração Procissão da Ressurreição (Aleluia) pelo Centro Histórico.
Domingo de Páscoa - 21 de abril de 2019
07h00 Missa de Páscoa na Igreja Matriz.
09h00 Missa solene de Páscoa cantada em Latim pelo Coro e Orquestra na Igreja Matriz do Rosário, em Ação de graças pelos 291 anos da Irmandade do Santíssimo Sacramento. Ao término da celebração, Rasoura com o Santíssimo no Largo da Matriz.
12h00 Tocata com a Banda de Música Phoenix, saída da Coroa do Divino no adro da Igreja Matriz.
18h00 Missa de Páscoa na Igreja Matriz.
20h00 Missa Festiva de Páscoa na Igreja Matriz, onde ocorrerá a chegada da Coroa do Divino.
Obs: Ressalva-se ainda que além dos eventos listados ocorre outras celebrações na cidade, povoados, capelas e demais paróquias do município.
*Motetos: Peça polifônica de trechos bíblicos entoados em latim pelo coro e Orquestra. Em estilo barroco, as composições estão presentes em Pirenópolis desde o fim do século XVIII.
** Rasoura: Pequena procissão nas proximidades da igreja e de percurso limitado. Variação de rasoira.
Informações:
Irmandade do Santíssimo da Matriz de Pirenópolis. Site: isspiri.wordpress.com. E-mail: isspiri@gmail.com
Paróquia Nossa Senhora do Rosário. Telefone: (62) 3331 1012. Site: http://www.paroquiadorosario.org.br. E-mail: psenhorarosario@gmail.com
Fonte: Pirenópolis Tur

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado