sábado, 15 de dezembro de 2018

Os presépios do passado


Antigamente em quase todos os lares pirenopolinos havia um presépio. E toda noite um grupo de pessoas se reunia ali para rezar o terço e cantar músicas natalinas.

Tinha presépios famosos na cidade. Sinhá de Félix Jayme, Sinhazinha de Luiz Augusto Curado, Lalá do Mestre Propício. Famosíssimos os da casa de Chico de Sá e Cristóvão de Oliveira. O presépio de Odilon de Pina se destacava porque tinha um mojolinho que jogava água pelo calabouço.

E havia os presépios das pessoas pobres, que não podiam comprar muitos personagens. Um exemplo é Luzia, mãe do professor Ermano da Conceição. Ela só tinha o Menino Jesus, a Virgem Maria e São José. Então semeava arroz e enchia os lugares vagos. Também espalhava frutas para vender e com o dinheiro comprar azeite para os candeeiros. Eles iluminavam o presépio de 25 de dezembro a seis de janeiro, quando se desmancha presépio.

Mais recentemente havia o famoso presépio do Ico, que ocupava uma sala inteira da casa.

Esse da foto é do presépio aqui de casa. Foi comprado nos anos 1950 na loja do meu tio-avô Luiz Curado. É simples mas continua sendo armado há mais de sessenta anos sem nunca falhar.


Adriano Curado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado