terça-feira, 21 de setembro de 2010

CINE-TEATRO PIRENEUS


Hoje falarei um pouco do famoso Cine-teatro Pireneus. As três primeiras fotos retratam seu estado na atualidade.



O prédio localizado na rua Direita, em Pirenópolis, Goiás, foi construído em 1919 em estilo neo-clássico, para funcionar como teatro, pelo padre espanhol Santiago Uchôa. (1)




Em 1936, a fachada foi alterada para o estilo art-decô, por Antônio Puglisi, estilo artístico de vanguarda da época e mais condizente com a função de edifício destinado a cinema.




Vista da rua Direita na década de 1950
Ao fundo o prédio do cinema


O primeiro filme com som foi “O médico e o monstro” (título original: Dr. Jekyll and Mr. Hyde, estúdio: Metro-Goldwyn-Mayer / Loew's Inc., direção de Victor Fleming, 1941). Havia intervalos para café e fumo.


Nos anos seguintes, o cinema foi o maior sucesso da cidade. Da zona rural vinham pessoas montadas, que pernoitavam na cidade, apenas para assistir a uma exibição.




Cartaz original do filme O Leão do Norte
Última fita exibida no Cine Pireneus


Com a difusão da televisão colorida, novidade gratuita que chegou em muitas casas pirenopolinas, o público se desinteressou pelo cinema, que entrou em decadência, e o Cine Pireneus exibiu seu último filme em 1975 intitulado “Leão do Norte” (Estúdio: Boa Vista Cinematográfica Ltda., direção: Carlos del Pino, 1974). (2)


Sobre esse filme, inclusive, é interessante constar que ele foi lançado nacionalmente no Cine-Teatro Pireneus, na noite de 26 de fevereiro de 1975, e que teve a cidade como locação e contou com vários moradores no elenco. (3)




Fachada atual do Cine Pireneus

Apesar de tombado dentro do conjunto arquitetônico do Centro Histórico de Pirenópolis, isso não impediu que, devido ao abando a que foi relegado, viesse o Cine Pireneus a ruir completamente, ficando de pé apenas sua velha fachada.


Depois de organizar uma parceria com o Governo Federal e a Prefeitura de Pirenópolis, com amparo técnico de IPHAN e patrocínio da TELEBRÁS, a Sociedade dos Amigos de Pirenópolis (SOAP) iniciou a obra de reconstrução do prédio. Optou-se por preservar a fachada original (que até hoje está lá) e construir um prédio novo, mais adequado aos dias atuais, embora com estrutura de madeira e poltronas de couro. A reconstrução do prédio teve início em 1999 e sua inauguração aconteceu em 23 de fevereiro de 2002. (4)




Cartaz original do filme O Médico e o Monstro
Primeiro a ser exibido no Cine Pireneus


Numa parceria entre os governos Estadual e Municipal, foi inaugurado em 2010 o entroncamento cultural, uma área destinada a apresentações artísticas e encontros com esses fins, que inclusive tem um sobrado com bela vista da cidade.




Cortejo do Divino em 1967
Que passou em frente ao Cine Pireneus
Imperador Mauro de Pina


O Cine Pireneus na atualidade também é palco de apresentações musicais durante o Festival Canto da Primavera, que ocorre em Pirenópolis no final de setembro de cada ano.



Cine Pireneus com a fachada original

(1) Jayme, Esboço... (p. 154).

(2) Carvalho, Pirenópolis... (p. 42)

(3) http://cinemateca.gov.br/cgi-bin/wxis.exe/iah/?IsisScript=iah/iah.xis&base=FILMOGRAFIA&lang=p&nextAction=search&exprSearch=ID=024318.

(4) Arquivo da SOAP

(5) http://www.cinemaiscultura.org.br/



Fonte:


CARVALHO, Adelmo. Pirenópolis coletânea 1727 – 2000 – História, turismo e curiosidades. Goiânia: Kelps, 2000.

JAYME, Jarbas. Esboço histórico de Pirenópolis. Vol. I, Goiânia: UFG, 1971


by Adriano César Curado



5 comentários:

  1. Olá, Adriano. Bom dia. Gosto muito de seu blog. Acompanho ele sempre. Parabéns.
    Eu tenho uma dúvida quanto ao tombamento citado do Cine-Pireneus. Acho que esse tombamento a que se refere é do conjunto paisagístico da cidade de Pirenópolis, e não especificamente do Cine-Pireneus, como o texto nos leva a crer. Tombado como bem patrimonial temos apenas a Igreja Matriz e a Fazenda Babilônia, cujos tombamentos foram em 1941 e 1965, respectivamente. É bom verificar. Revisarei as minhas informações também.
    Mauro Cruz

    ResponderExcluir
  2. Gostei das fotos e do texto, mas acho que o prédio do cinema não é mais o mesmo, pois caiu todo e foi levantado outro no lugar. Então, para mim não tem valor histórico, serve apenas como referencial.

    Sandra Lima

    ResponderExcluir
  3. MAURO CRUZ, VOCÊ TEM RAZÃO, TOMBANDO NÃO FOI O CINE-PIRENEUS, MAS SIM O CONJUNTO ARQUITETÔNICO DE PIRENÓPOLIS. OBRIGADO PELA COLABORAÇÃO. O TEXTO JÁ FOI ALTERADO.

    ABRAÇO,

    ADRIANO CURADO

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelas informações que estão nesse blog. Eles me ajudaram a fazer um trabalho de escola.

    Mauro Fernandes

    ResponderExcluir
  5. Eu não sabia que o cinema e Piri tinha tanta história assim. Eu nunca assisti um filme ali. Será que ainda funciona como cinema?

    Roger Murillo Lobo

    ResponderExcluir

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado