quarta-feira, 11 de agosto de 2010

DESAFIOS DE ONTEM E DE HOJE


Transito pela bela Pirenópolis, Goiás, enquanto a chuva cai e vejo que nem assim o povo sossega. É um entra-e-sai de gente nas lojinhas de artesanato, nos bares de comidas exóticas, no Centro de Atendimento ao Turista, na sede da Piretur, e por aí vai.


Esse desassossego coletivo injeta bastante dinheiro na cidade, atrai mais gente, fomenta o turismo de qualidade e emprega a mão-de-obra local.



Nada que lembre o famigerado farofeiro que descia dos ônibus sucateados com colchões nas costas. Naquela época as margens do rio das Almas ficavam coloridas pelasb arracas dos acampados. E quando esse povão ia embora, o lixo infestava tudo. Graças a Deus isso é fato passado.



Quem visita Pirenópolis nos dias atuais depara com uma cidade organizada, com boa rede hoteleira, restaurantes para todos os gostos e sabores (e bolsos!), além de passeio por trilhas e cachoeiras, com ou sem guias.



Vivemos numa era de grande prosperidade na velha Meia Ponte. Finalmente a mentalidade dos que por ali transitam (visitantes e moradores) se encaixa no perfil da cidade. Cessaram as demolições de casarões ou modificações profundas e não se ouve mais os automóveis com som automotivo.


Os autuais projetos da prefeitura local são voltados para incentivos culturais e festivais dentro do perfil da cidade – o gastronômico, o de jaz etc.



Muitos são os desafios ainda a superar. Resta, por exemplo, restaurar a orla do rio das Almas, preservar o Morro Santa Bárbara, impedir especulações imobiliárias que quebrem o aspecto paisagístico do entorno etc. Mas muito já se fez e devemos aplaudir.


by Adriano César Curado


7 comentários:

  1. Nossa, cara, toda vez que vc publica textos sobre a amada Piri, e ainda com fotos, mexe com meu coração. Que saudade da terrinha!!!!

    Fabiano Santana

    ResponderExcluir
  2. Tem um quê de magia que exala das ruas dessa cidade e eu não sei dizer como é isso.

    Chica Miss

    ResponderExcluir
  3. Vc tem razão, é preciso planejar o futuro e aprender com o passado, senão tudo que conquistamos vai por água abaixo. Piri, por mais maravilhosa e perfeita que seja, não está isenta dos malefícios do progresso, então é nosso dever resguardá-la, para que as gerações do porvir possam desfrutar da mesma cultura e civilidade que herdamos dos que vieram antes de nós.

    Silvia Albuquerque BV

    ResponderExcluir
  4. Interessante ver as fotos que vc publica. Se são do mesmo lugar, nem sempre são repetidas, pois o ângulo e aluz dão um quê especial.

    Valtim Agro

    ResponderExcluir
  5. É casa de Mauro que dá saudade...Reuniões animadas, fartura, grandes amigos, fogos e tudo que se tem direito nessa vida. Só Pirenópolis é capaz de proporcionar!! Luís Eduardo

    ResponderExcluir
  6. Êta vontade de voltar a frequentar Piri! Pena que o tempo não deixa e eu tenho que morar noutro pais.

    Ana

    ResponderExcluir
  7. Essa foto da chuva na rua Nova ficou de mais, cara!!!

    Silvio Arcebispo

    ResponderExcluir

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado