terça-feira, 20 de julho de 2010

DO ROSÁRIO AO LAZER


Foto início da rua do Rosário

Arquivo da Biblioteca Pyraí

A rua do Rosário de Pirenópolis há muito ganhou um apelido carinhoso de rua do Lazer. E não é para menos, já que ali estão situados bons bares e restaurantes da cidade, além de vasto repertório musical para todos os gostos.


Antigamente quem chegasse no início da inclinação da rua, como mostrado na fotografia de 2010, avistava a imponente igreja do Rosário dos Pretos, que foi demolida ainda na década de 1950. No lugar do velho templo existe agora uma praça com um coreto de pedra.


Mas as centenas de turistas que constantemente transitam por ali não querem saber disso. Estão mais interessados, é claro, nos artesanatos das lojinhas, na comida e bebida que são servidos ao longo daquela antiquíssima via pública. Creio que somente os mais antigos chamam o local de rua do Rosário, pois os mais jovens pouco se interessam pelo assunto, distraídos que estão pelas passageiras distrações da vida.


Depois do Projeto Candeias, os feios postes de energia elétrica foram substituídos por réplicas de lampiões a gás, com uma luz amarelada que é romântica e gostosa.


by Adriano César Curado

2 comentários:

  1. Eu simplismente adoro sentar na rua do Lazer e tomar um chopinho bem gelado. Só não sabia que ela se chama Rosário. Essa é nova para mim. Parabéns pelo belo site.

    Pedro Lima Rodrigues Sharminto

    sharminto@...

    ResponderExcluir
  2. Pois eu já gostava + de qd a rua do Rosário tinha apenas esse nome e a cidade recebia poucos turistas. Ó tempinho bom! Agora, tem dias que se vive um verdadeiro inferno. Daqui a pouco não caberá + ninguém de BSB em Pirenópolis. Às vezes penso cá com meus botões. Será que, se pudesse voltar atrás, o pirenopolino não abriria mão do turismo e ficaria com as riquezas naturais e arquitetônicas apenas para si?! A Cidade de Goiás fez isso. Embora seja cidade histórica, não é turística; e salvo o Fica e o Fogareu, não gosta de muita gente por lá.

    Fabianna Soares

    ResponderExcluir

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado