sábado, 12 de junho de 2010

PORQUE AMO PIRENÓPOLIS


Foto: Casarão na Ponte de Pedra
Arquivo da Biblioteca Pyraí

Por que gosto tanto de Pirenópolis? Não sei ao certo. Mas há uma magia estranha nessa cidade, algo que nos traz romantismo e saudosismo, mistura capaz de tornar em poesia qualquer sentimento – puro ou não.



Foto: Casa de Câmara e Cadeia (hoje Museu do Divino)
Arquivo da Biblioteca Pyraí

Seus becos irregulares e estreitos, que serpenteiam para evitar as ruas principais, guardam na luz amarelada das candeias uma exaltação espiritual singular, limiar da afloração dos sentidos mais aguçados.




Foto: Janela de casarão no Centro Histórico
Arquivo da Biblioteca Pyraí

Nunca senti nada disso em qualquer outro lugar. Não sei se é porque tenho um certo atavismo com a cidade ou se a razão está no coração de poeta que bate cá neste peito.


Foto: Casarão na Rua do Rosário
Arquivo da Biblioteca Pyraí

Fato é que Pirenópolis tornou-se única na minha vida, e por esse motivo eu a exalto em música, contos, poemos, romances; ou mesmo no simples risco nas areias do Almas.

by Adriano César Curado

2 comentários:

  1. Cara, vc fala minha língua. também sou maluco por essa cidade. tô até precisando voltar lá. parabéns pelo site.

    Phelipe Mello

    mellogeral@...

    ResponderExcluir
  2. Eu também amo muito essa terra, embora não saiba dizer o porquê. Mas o amor não precisa de explicações nem justificativas. Ele acontece e pronto.

    Teresa

    ResponderExcluir

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado