terça-feira, 23 de março de 2010

Pirenópolis das antigas I

Foto: Festa do Divino de José d'Abadia de Pina
Pirenópolis, 25.05.1947
Arquivo da Biblioteca Pyraí


A foto mostra uma imagem difícil de se repetir. É a Festa do Divino de José de Pina (Zé de Lulu) em 25.05.1947, e o povo foi recepcionado com um farto churrasco nas Lajes. Toda população da cidade foi convidada, e compareceram muitos homens de terno e mulheres em vestido de festa. Note que as pessoas se abaixam para lavar as mãos no rio das Almas, que àquele tempo era puro e cristalino. Hoje, obviamente, ninguém mais faz isso por conta da poluição da água.


Nem é mais possível convidar toda a população para um churrasco, dado à quantidade de habitantes de hoje em dia, além dos turistas. Achei importante resgatar o momento, principalmente para compartilhar o conhecimento de usos e costumes já extintos.


by Adriano César Curado

5 comentários:

  1. Essa sua matéria me ajudou a fazer um trabalho de escola. Eu não sabia que o imperador do divino comemorava com churrasco pro povo inteiro.

    Thanielly Fabrinny de Sousa

    thafrinny@...

    ResponderExcluir
  2. Adoro fotos antigas. Veja que o fotógrafo soube se posicionar num ângulo perfeito, com especial aproveitamento da luz. Parabéns pela iniciativa.

    Cintia S.

    gonzadaeirmão@...

    ResponderExcluir
  3. Nossa cara !!! Vc é demais. Postar uma foto dessas de graça na Net!!!! Vau mesmo!!!

    Pablo M. P. Perna

    perna.pablo@...

    ResponderExcluir
  4. Mostrei a foto para o vovô Carlos e ele me disse que esteve nesse churrasco e que foi uma festa muito bonita e organizada. Parabéns.

    Flávia Siqueira

    ResponderExcluir
  5. Patrícia F. Moraes3 de fevereiro de 2011 08:08

    Que inveja boa desta gente que viveu numa época de tanto respeito ao próximo, amor a si mesmo e conhecimento da cultura pirenopolina! Nos dias atuais faça uma festa dessas para ver...!

    ResponderExcluir

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado