sábado, 19 de setembro de 2020

Faleceu Cafu

 


A Academia Pirenopolina de Letras, Artes e Música (APLAM) lamenta o falecimento do acadêmico Sérgio Pompêo de Pina (Cafu). Nascido na cidade de Palmeiras de Goiás em 11/05/1942, era instrumentista, poeta, compositor e luthier.

Foi aluno de música do maestro Vasco da Gama de Siqueira, tocando saxofone tenor, quando ingressou na Banda Fênix. Compôs a orquestra da peça As Pastorinhas por uma década, sob a regência de Braz Wilson Pompêo de Pina. Tocou também na orquestra do Coral Nossa Senhora do Rosário entre as décadas de 1960 a 1980.

Mudou-se para Goiânia após casar-se com Amália Rosa de Sá, na década de 1970. A convite do maestro e regente Braz Wilson Pompêo de Pina Filho, tocou na Banda da Prefeitura de Goiânia e, em seguida, foi transferido para a Orquestra Sinfônica de Goiás, sob a regência do maestro Braz, no início dos anos 80. Em 1985 retornou a Pirenópolis e aos estudos na Banda Fênix, onde atuou até o ano de 1998.

Compôs diversas músicas, dentre elas: “Foi ilusão” (bolero), “Saudades de Pirenópolis” (valsa) e “Saxofone de Gafieira” (chorinho). Como artesão luthier produziu e reformou diversos instrumentos de corda e de sopro, como: violão, bandolim, cavaquinho e flautim. Era membro efetivo da APLAM na Cadeira XXXIX, Patrono: Cloves Roberto Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado