Prestigiem a Folia de Reis em Lagolândia
quinta-feira, 25 de dezembro de 2025
A ponte do Lava Pés
Esta foto antiga mostra a rua Direita em um ponto onde podemos ver a ponte sobre o Corrego Lava Pés.
Dizem que esse nome é devido ao fato de os viajantes chegarem com as botinas no bornal (andavam descalços porque calçado era item de luxo e não podia ser gasto à toa) e ao entrarem na cidade se lavavam. Outro nome do lugar é Baixada da Égua.
Meu bisavô Josafá de Siqueira (pai de minha avó materna Maria) trabalhava na prefeitura e era o responsável por cobrar o pedágio dos carros. Isso mesmo. Para entrar na cidade tinha que pagar.
Então o motorista apeava, ia até a casa dele, que ficava onde estão essas palmeiras e depois de recolher o tributo, ele abria o cadeado e baixava a corrente presa na ponte.
terça-feira, 23 de dezembro de 2025
Esta Festa não tem Fim!
Analisando esta pintura da artista plástica Mara Velvet eu identifico a essência de Pirenópolis.
Vou interpretar.
Ao centro está o símbolo maior da cidade, que é a Matriz de Senhora do Rosário, e ao seu redor gravitam as representações de nosso folclore: cavaleiros das cavalhadas, mascarados, pastorinhas, catiras, folias, contradança e as bandas (couro e Phoênix).
Acima de tudo e de todos paira majestosa a pomba que simboliza o Divino Espírito Santo. Por fim, para confeitar a obra prima, a pintora salpicou bandeirolas coloridas pelo cenário.
sábado, 13 de dezembro de 2025
A cidade
É tão elegante esta cidade! Parece que o tempo a maquia com a cintilância das poeiras estrelares e os anjos entoam cânticos ao som de liras em seu louvor.
É tão simples esta velha Meia Ponte, mas da singeleza de seus traços é que nasce a simplória contemplação que encanta seus admiradores.
Ela já está por aqui há três séculos mas parece uma criança sapeca que corre descalça pelas planícies deste Planalto Central.
sábado, 6 de dezembro de 2025
O vendedor de algodão-doce
Ali vai o vendedor de algodão-doce de volta para casa. Não vendeu todos, é verdade, mas ainda assim está feliz porque tem ouro de sobra despencando dos ipês.
Título: Nostalgia
Dados da obra: tinta acrílica sobre tela de autoria de Mara Velvet (@maravelvetart) - 50x50cm
Esta tela está exposta na Piri Galeria (@piri_galeria) para apreciação e comercialização - Praça do Coreto (ao lado da Pousada Dona Geni) - Pirenópolis
sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Tela de Mara Velvet
Após falsear a voz para não ser reconhecido, o mascarado se aproxima daquela jovem por quem está apaixonado e lhe estende uma rosa. A outra moça está triste porque a amiga já ganhou um buquê e ela nada. Mas é tempo de alegria, é Festa do Divino Espírito Santo e não tarda as cavalhadas recomeçarem neste campo lotado, colorido e barulhento.
Título: O MASCARADO GALANTEIA A MOÇA
Tela: tinta acrílica sobre tela de autoria de Mara Velvet (@maravelvetart) - 40x35cm
Exposta para apreciação e comercialização na Piri Galeria (@piri_galeria) na Praça do Coreto (ao lado da Pousada Dona Geni).
Assinar:
Comentários (Atom)