terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Contando histórias antigas


 Para começar a nova fase deste blogue, a partir de agora no viés puramente cultural, nada melhor que um pouco do início da história de Pirenópolis. Primeiramente quero que fiquem registrados aqui meus posicionamentos. Eu me filio à corrente doutrinária de Jarbas Jayme, nosso grande historiador e genealogista, que escreveu terem sido as Minas de Nossa Senhora do Rosário de Meia Ponte (hoje Pirenópolis) descobertas por Urbano do Couto Menezes e o arraial de mesmo novo fundado por Manoel Rodrigues Tomar. Isso teria se dado em 7 de outubro (dia de Senhora do Rosário) de 1727. No transcorrer dos artigos que aqui serão publicados eu explico melhor meu posicionamento.

Quero ressaltar ainda que há muitas informações desencontradas na Internet, possivelmente postada por pessoas que não possuem conhecimento sobre o assunto. Há páginas que chegam ao absurdo de atribuir a Amaro Leite a descoberta de Meia Ponte e isso, ressalto aqui, está errado. Esse mérito é de Menezes. Amaro Leite foi um grande bandeirante mas não interveio nos primórdios da nossa história.

Adriano Curado

Fotografia: acervo de João Basílio

Um comentário:

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado