terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Cachoeiras do Bonsucesso




As Cachoeiras do Bonsucesso estão situadas a 5 km de Pirenópolis. A saída é pela bairro Alto do Carmo. Fácil de chegar. É só atravessar a ponte de madeira, passar em frente aos restaurantes Dona Cida e Oxente Uai e seguir até o final da avenida. Então vira à direita e entra na estrada de terra. Têm placas de sinalização por todo o trajeto. Não há como errar. Apesar das chuvas, a pista está em boas condições, mas é preciso tomar cuidado, pois o movimento ali é grande.




Lá você será recebido pelos simpaticíssimos filhos do Luís Artur. Cobra-se uma taxa de R$ 10 reais por pessoa. As seis cachoeiras do ribeirão Soberbo, um dos afluentes do rio das Almas, se localizam na fazenda Bonsucesso e são assim denominadas: Açude, Landi, Palmito, Pedreira, Bonsucesso e Lagoa Azul. Na minha opinião, a mais linda é a do Bonsucesso, que desaba em 12 metros de queda.





Outra atração sensacional do lugar é o trecho da Estrada Real, toda calçada de pedra, que vem da época do Brasil Colônia e serviu, num primeiro momento, para escoar o ouro produzido em Meia Ponte. Depois, virou rota do comércio entre a Bahia e o Rio de Janeiro. E posteriormente serviu para a travessia do gado rumo ao temido Tombadouro, local situado em altíssima altitude e que, se vencido pelo rebanho enfraquecido pela seca, dava acesso a pastos verdejantes em aguadas.






Na sede da fazenda você encontra guloseimas da culinária local, feitas por seus proprietários e, se der sorte, pode bater um papinho com o Luís Artur, que sabe muitas histórias interessantes de Pirenópolis.







As Cachoeiras do Bonsucesso ficam abertas ao público das 7h as 17h.

by Adriano César Curado

22 comentários:

  1. Carla do Nascimento - Rio de Janeiro25 de janeiro de 2011 às 10:25

    Passei as férias de final de ano em Pirenópolis, com minha linda família, fomos a vários lugares bonitos, entre eles essas lindas cachoeiras do Bonsucesso, vimos inclusive todos os lugares belos que estão nas fotos acima.

    Ah, outra coisa, esse som automotivo de que todos reclamam nas postagens anteriores, também tirou nosso sono. Mas isso foi a única coisa desagradável do passeio.

    Beijo a todos e espero voltar logo.

    ResponderExcluir
  2. Ô saudade de um bom banho nas águas gélidas das cachoeiras do Bonsucesso...Luís Eduardo

    ResponderExcluir
  3. Das cachoeiras de Pirenópolis eu gosto bastante, e a do Bonsucesso, em especial.

    ResponderExcluir
  4. marulucia 22/02/13

    sempre que tenho um folga final de semana vou as cachoeiras bonsucesso são lindas adoro

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Sou um amante de pirenópolis também, sempre que posso fujo de Goiânia e me recarrego por lá. Uma boa área de camping fica na fazenda Campo Limpo, é o camping Sombra da Mata. Fica na saída para a Serra dos Pirineus. Inclusive as taxas de camping já incluem o acessos as Cachoeiras de Usina Velha que são lindas também. Mas mesmo ficando no camping Sombra da Mata eu aconselho você, em um dos dias, visitar as Cachoeiras Bom Sucesso. Um abraço.

      Excluir
    2. Cachoeira bonsucesso a mais bela de todas e agora vc pode contar com o passeio a cavalo que vai ate as cachoeiras sao cavalos machador bonitos e acompanhado por otimos isntrutores o mais simpatico e o vinicios eu fiz o passeio e digo vale a pena fazer e lindo
      demais

      Excluir
  6. Não, Ana Lúcia. Lá não tem área de campping. Só é permitida a permanência na fazenda para frequentar as cachoeiras.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Olá gostaria de saber se a cachoeira é de fácil , médio ou difícil acesso. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thaty. As cachoeiras do Bonsucesso são de acesso muito fácil. Basta seguir pelo Carmo e você encontrará as placas indicativas. A estrada é boa e curta. Abraço.

      Excluir
  9. Ola ! gostaria de saber os dias de funcionamento do restaurante e acesso das cachoeiras, pois pretendo ir numa sexta feira.

    ResponderExcluir
  10. Ola ! gostaria de saber os dias de funcionamento do restaurante e acesso das cachoeiras, pois pretendo ir numa sexta feira.

    ResponderExcluir
  11. procuro ligação entre a família LOBO de Silvânia com a família LOBO de Pirenópolis.

    ResponderExcluir
  12. procuro ligação entre a família LOBO de Silvânia com a família LOBO de Pirenópolis.

    ResponderExcluir
  13. eu não vejo a hora de reconhecela...

    ResponderExcluir
  14. Olá pessoal... Alguém saberia me dizer como está as condições da estrada? Está boa? Tem que passar por algum riozinho algo do tipo? Qual o valor atual para a entrada?

    ResponderExcluir
  15. Pior lugar que se pode ter em pirenopolis, o pessoal do sitio super mal educados, a educação passou longe desse lugar, por isso que o barato sai caro, local sem higiene alguma, tem outros lugares bem melhor ex. Cachoeira do Abade, 1000 vezes melhor

    ResponderExcluir
  16. Valor de entrada? Pode entrar com comida?

    ResponderExcluir

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado