sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

Reflexões necessárias

 

Inicia-se um novo ano. Grandes são os desafios que aguardam Pirenópolis neste 2021. Mas há esperança de que a vacinação consiga barrar a pandemia e nossa vida retorne à normalidade. Também temos esperança de que a cidade melhorará, afinal há uma nova administração, e o prefeito eleito Nivaldo Melo já governou com eficiência a cidade outras duas vezes.

Ainda temos que manter ao máximo o isolamento social, é verdade, mas também precisamos retomar a vida aos poucos. É estranho ver pessoas de máscaras pelas ruas, embora essa parece ser uma medida eficaz para conter a peste.

Precisamos pensar o destino de nossa cidade também a longo prazo. O impacto negativo da pandemia em nossa economia prova o quanto estamos dependentes da arrecadação com o turismo, e talvez a diversificação seja a melhor saída. A cultura é outro setor que carece urgente de apoio. Lançada ao abandono pelo poder público, apenas as recordações de bons acontecimentos passados ainda persistem. Mas com bons projetos de renovação é possível arrancar no teatro os aplausos que a Rainha dos Pireneus merece.

E por que não trazer de volta os grandes festivais, as feiras e encontros nacionais? Tudo é questão de saber gerir a cidade e fazer boas parcerias. Fato é que, independentemente da pandemia, a cidade não anda bem. Basta um rápido passeio por aí para se ver um ror de lixo amontoado, capim tomando conta das calçadas, passeio públicos danificados, ruas esburacadas, e isso sem falar em educação, saúde etc.

Será preciso muito trabalho e união para recuperar o tempo perdido (se é que isso é possível). Uma parceria pela retomada do desenvolvimento tem também, obrigatoriamente, que incluir a administração federal e estadual, já que o município é o elo mais fraco do Pacto Federativo.

Outro assunto de grande importância é a aprovação do novo plano diretor de Pirenópolis. Ele está previsto na Lei 10.257/01 (Estatuto da Cidade) e sua obrigatoriedade é para todos os municípios com mais de 20 mil habitantes. Trata-se de planejamento urbano, e sua boa elaboração é que trará a melhoria da qualidade de vida da população. Ocorre que há um prazo revisional de dez anos que precisa ser obedecido. Para Pirenópolis esse prazo já expirou há cinco anos. Aqui vale lembrar que o agente público que deixa de fazer a revisão do plano diretor incorre em improbidade administrativa. A punição é para aquele que deixa de adotar as medidas técnicas necessária à tal revisão.

Vamos aguardar as ações da nova administração municipal, na certeza de que dias melhores com certeza virão.

Adriano Curado

 Crédito da foto: Diário de Goiás

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado