segunda-feira, 15 de novembro de 2021

A Proclamação da República em Goiás


 Foi no dia de hoje, 15 de novembro, que o Marechal Teodoro da Fonseca proclamou o início da República no Brasil. Esse ato político destituiu a Família Imperial da administração do Brasil e iniciou a era dos presidentes.

Em Goiás essa mudança administrativa pouco representou. É que as famílias politicamente fortes, a exemplo dos Bulhões, Caiado, Fleury, continuaram a ocupar os cargos públicos mais relevantes. Sem contar que o estado continuaria com estradas precárias, população empobrecida e absoluta falta de infraestrutura. 

A República foi proclamada em 1889, e no ano anterior ocorrera a libertação dos escravizados de origem africana. Só que a abolição não veio seguida de um projeto de inserção dos libertos na sociedade. Os ex-escravizados foram abandonados à própria sorte, sem qualquer ajuda governamental.

Ou seja, para nós goianos, trocou-se seis por meia dúzia. 

E viva a República!

Adriano Curado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado