quarta-feira, 7 de outubro de 2020

293 anos da fundação de Pirenópolis

 

Pirenópolis foi fundada em 07 de outubro de 1727 pelo bandeirante português Manoel Rodrigues Tomar, com o nome de Minas de Nossa Senhora do Rosário de Meia Ponte. O descobridor da minas, no entanto, foi Urbano do Couto Menezes. 

Logo o pequeno ajuntamento de garimpeiros cresceu, surgiram casarões sólidos e diversos templos religiosos. Muitas dessas relíquias históricas ainda podem ser apreciadas em nossa cidade. 

São decorridos, portanto, 293 anos desde que por aqui chegou a bandeira oficial portuguesa e as primeiras bateias garimparam nosso ouro. 

Mas esta homenagem não estaria completa se deixássemos de lembrar os negros escravizados, que com sangue, suor e lágrimas deram a própria vida na labuta em incontáveis e incansáveis dias. E que não esqueçamos igualmente dos índios que por aqui já habitavam antes do início desta história e foram mortos, escravizados ou expulsos.

Que Pirenópolis, nossa amada terra, continue sua trajetória pelos séculos, mas que seja com mais igualdade, diversidade e compaixão.

Adriano Curado

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minhas leitoras e meus leitores, ao comentarem as postagens, por favor assinem. Isso é importante para mim. Se não tiver conta no Google, selecione Nome/URL (que está acima de Anônimo), escreva seu nome e clique em "continuar".

Todas as postagens passarão por minha avaliação, antes de serem publicadas.

Obrigado pela visita a este blog e volte sempre.

Adriano Curado