Páginas

sábado, 22 de agosto de 2020

Turista demais numa pandemia

 Gente, que tanto de turista é esse? Nem parece que estamos em plena pandemia!

Fogo no Frota

Finalmente o fogo no morro do Frota foi controlado.


 

quarta-feira, 19 de agosto de 2020

APLAM lamenta falecimento de Celina de Pina Fleury

 

 A Academia Pirenopolina de Letras, Artes e Música (APLAM) lamenta a morte de Celina de Pina Fleury (1923 - 2020). Membro decano de nossa entidade cultural, foi escritora, poeta, pintora, bordadeira e escultora. Era filha de José Odilon de Pina e de Maria de Siqueira. Foi casada com Albace Fleury. Formada pela Escola Normal Padre Gonzaga, 1ª turma de Normalista (1940). Foi professora por 19 anos em Pirenópolis, no Grupo Escolar Comendador Joaquim Alves de Oliveira; e por 6 anos em Inhumas-GO. Pintou diversos quadros, e tem também trabalhos em crochê, tricô fuxico e bordado. Esculpiu 500 peças do Divino Espírito Santo, tendo inclusive presenteado três imperadores da Festa do Divino de Pirenópolis. Deixou publicados dois livros.

 

domingo, 16 de agosto de 2020

Abertura ao turismo

 E agora começa uma nova fase na nossa cidade. Em plena pandemia vamos abrir ao turismo. Hoje vi pela janela aqui de casa uma infinidade de gente sem máscara. Não sou contra o retorno dos visitantes à nossa cidade, quero apenas que regras de distanciamento e prevenção sejam obedecidas. No mundo inteiro o retorno à normalidade está sendo incentivado. Tudo, obviamente, com responsabilidade e fiscalização. Uma nova era nasceu para o planeta e temos que nos adaptarmos a ela.

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Aplam convida

 
É com muita satisfação que a Academia Pirenopolina de Letras, Artes e Música convida para o lançamento da obra intitulada Coletânea da Academia Pirenopolina de Letras, Artes e Música – 2019 que traz produções dos acadêmicos e em especial de novos talentos infantojuvenis das letras e artes pirenopolinas selecionados através do concurso realizado junto às escolas locais. Devido ao momento de isolamento social o lançamento do livro será realizado de forma online no dia 14/08/2020 às 19:00h.

A publicação foi financiada pelo prêmio do Edital Concurso Fomento a Projetos Culturais do Fundo de Arte e Cultura – FAC/PIRENÓPOLIS, de 2018 e poderá ser adquirida de forma gratuita a partir do dia 05/08/2020 no Centro de Artes e Música Ita e Alaor, das 8:00h às 17:00h.

O evento é aberto a todos através do link abaixo:
https://meet.google.com/udi-humg-mjv

Se você não está habituado a participar deste ambiente virtual tente entrar na sala agora para ver se precisa ou não baixar o aplicativo em seu celular ou computador. Clique no link https://meet.google.com/udi-humg-mjv se aparecer “Entrar na sala” e “Apresentação” significa que você já tem o programa instalado, é só aguardar o dia e o horário do evento, clicar no link e “Entrar na sala”.


Caso não tenha o aplicativo, basta clicar no link acima que ele te levará à loja de aplicativos do seu dispositivo para download gratuito. Após ter o aplicativo baixado é só seguir as primeiras instruções.

VENHA PRESTIGIAR ESTE MOMENTO CULTURAL.

quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Morre a primeira vítima do coronavírus em Pirenópolis

Infelizmente nossa cidade teve a primeira vítima do coronavírus. E o mais alarmante é que já temos quase uma centena de contaminados. Fechar inicialmente a cidade, em obediência ao decreto do governo de Goiás, foi uma estratégia acertada e que garantiu o retardamento da doença por aqui. Só que o tempo passou e o poder público não conseguiu criar outra estratégia eficaz contra a peste. Persistiu no isolamento da cidade como a única tábua de salvação, mas isso obviamente que não daria resultado para sempre.

Poderia ter feito, por exemplo, uma parceria público privado e criado mais leitos de UTI. Poderia ter melhor equipado o hospital local. Mas não fez nada disso. Sua única carta era o isolamento, ao que parece. Só que a cidade, na realidade, não ficou isolada, embora até uma rodovia estadual tenha sido bloqueada, ao arrepio da lei. Nem ônibus de linha comercial pôde entrar mais em nosso município. E mesmo assim, como disse, a cidade não ficou isolada.

É que o pirenopolino residente em Pirenópolis continuou sua trajetória de ir e vir. Apenas quem não tinha residência na cidade foi impedido de entrar. Aqueles que aqui habitam continuaram sua rotina de viagens, muitas delas para locais de grande infestação. E o resultado está aí.

Agora a cidade prepara a retomada do turismo, que está marcada para o próximo dia quatorze. Por outro lado não temos assistência hospitalar eficaz e nem um planejamento confiável na área da saúde, ao que parece. Será que estamos então à deriva? Ou seremos surpreendidos com uma impecável estratégia de campanha de guerra que trará resultados eficazes? Vamos torcer pelo melhor.

Adriano Curado

sábado, 1 de agosto de 2020

Começa agosto

E se inicia o mês de agosto, que alguns chamam de "mês do cachorro louco". Mas loucura mesmo é esta que estamos vivendo. Não podemos nos reunir com amigos e parentes, não podemos comemorar nossas tradições e por aí vai. Mas não se apoquente não, que este perrengue há de passar em breve e logo logo voltaremos a sorrir plenamente.